

Guarantã do Norte/MT - A preocupação com a qualidade do ensino não acontece apenas nas grandes cidades, que detêm as universidades que mais concentram alunos e das quais algumas são reconhecidas pela excelência do aprendizado.
Em Guarantã a educação tem sido foco de preocupação do Legislativo Municipal, que através do Vereador Valentin Pazini Filho com o total apoio dos demais, vem realizando a elaboração de um projeto com estudos aprofundados sobre a implantação de um Núcleo Permanente de Ensino Superior em parceria com a UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso).
Segundo os parlamentares o grande crescimento demográfico, econômico,social e político da região extremo norte norte-matogrossense, bem como o sul do Pará, é um dos fatores que apontam mais do que nunca, a necessidade de implantar uma Universidade Pública na região.
Vale destacar que o referido Campus irá atender os municípios do extremo norte de Mato Grosso (Matupá, Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte, Novo Mundo, Nova Guarita, Itaúba, Santa Helena e Marcelândia), Distritos e municípios do Sul do Pará (Cachoeira da Serra, Castelo de Sonhos e Novo Progresso). Tendo nessa região uma população de aproximadamente 150.000 (cento e cinqüenta mil) habitantes carentes de instituição publica no Ensino Superior. Guarantã é município pólo,com maior população dentre esses municípios com mais de 31.000( trinta e mil)habitantes e aproximadamente 9.000 (nove mil) alunos de Ensino Fundamental e Básico.
A Câmara de Vereadores é sabedora de que a implantação de uma instituição publica de ensino superior é uma forma de estimular o crescimento regional, já que a educação está ligada a mobilidade social, produtividade, aumento dos salários, diminuição da pobreza e geração de empregos e renda.
Os cursos que hoje estão garantidos: Licenciatura em química, pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica,com provável vestibular para julho de 2009 e Licenciatura em Matemática, pela Universidade Aberta do Brasil, para setembro. Segundo o Vereador Valentin ainda estão sendo solicitados dentro do projeto que esta sendo elaborado e de acordo com a necessidade da região, cursos nas áreas de Ciência da Computação, Historia e Geografia, Enfermagem, Engenharia Florestal, Gestão Ambienta e Engenharia de Mineração.
A contra partida fica por conta da Prefeitura Municipal que ficara incumbida de dar suporte de 100% na parte física, oferecendo também recursos humanos para 01 Coordenador geral de Núcleo, 01 Agente Administrativo, 01 Servente, Agentes de Vigilância e Manutenção, água , luz, telefone, biblioteca completa, laboratório, laboratórios de Ciências e informática e deslocamento interno ao corpo docente.
Segundo a visão dos Legisladores a interiorização do ensino superior representa para o Município, Viabilização para maior acesso dos candidatos que por qualquer razão não têm como se deslocar ou se manter nos grandes centros, que detinham quase a exclusividade do ensino superior, público ou privado.
As despesas são reconhecidamente menores, assim como as facilidades de deslocamento do estudante. Isso contribui naturalmente para o incremento da Economia do município e gera seu desenvolvimento.
De outro lado, também integram programas de natureza socio-assistencial desenvolvida pelos poderes públicos, ampliando o campo de ação acadêmica e colaborando para a melhoria dos índices de qualidade de vida naquele município e circunvizinhanças. O ensino a distancia poderá vir a ser um instrumento para mudar os indicadores sobre escolaridade no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário