quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Vereador Zilmar aguarda relatório da administração sobre paralisação na obra das paralelas


Guarantã do Norte/MT - Na primeira sessão ordinária deste segundo semestre o vereador Zilmar Assis de Lima havia solicitado ao chefe do poder executivo que desse alguns esclarecimentos sobre os motivos que levaram a empreiteira a paralisar a obra das paralelas da BR 163 em Guarantã do Norte. Na mesma sessão o líder do prefeito na câmara, vereador Aroldo Souza (PMDB) ressaltou que a obra havia sido paralisada por determinação do DNIT para reajustamento de planilha, versão defendida também pelo vereador Valentin Pasini Filho (PMDB), na mesma sessão.


Nossa reportagem conseguiu com exclusividade uma entrevista com o prefeito Chico do Garimpão (PMDB), onde o mesmo confirmou que a paralisação foi devido à determinação do DNIT para reajustamento de planilha realmente. Na ocasião o prefeito ressaltou que a paralisação não havia acontecido só em Guarantã do Norte, mas também em Matupá e Peixoto de Azevedo. Também na mesma ocasião o GN informou que a prefeitura havia feito um adiantamento de R$ 1,4 Mil para a empreiteira através de projeto de lei municipal aprovado pelos vereadores ainda no mês de maio deste ano, coisa que de fato não foi preciso, haja vista que a dotação orçamentária é do ano passado e para isso bastou a aprovação do DNIT.

Nesta segunda-feira (10) nossa reportagem foi procurada pelo vereador Zilmar Assis de Lima (DEM), onde o mesmo confirmou que não houve aprovação de projeto para que a prefeitura fizesse o adiantamento e lembrou que a população aguarda com ansiedade a retomada dos trabalhos. Perguntado sobre sua visão em relação à paralisação da obra o legislador foi enfático, "Vejo como a sociedade está vendo, com muita ansiedade, infelizmente foram paralisadas as obras e estamos aguardando uma posição que pedimos na sessão passada, uma informação do prefeito que até agora não recebemos, quero dizer que no mês de maio a prefeitura fez um adiantamento de aproximadamente dois Milhões de Reais para essa empresa sem que ela sequer tivesse começado as obras", disse.

O vereador lembrou que a população ficou muito animada quando as cobras começaram e em menos de 60 dias foram paralisadas. "A sociedade está angustiada e esperando com muita ansiedade, esperamos que eles retomem os trabalhos e se Deus quiser nesse ano conclua esse trabalho, que é um sonho de toda a sociedade", destacou Zilmar enfatizando que as obras das cidades de Matupá e Peixoto de Azevedo não foram paralisadas, "Acabo de ligar em Peixoto de Azevedo e lá não aconteceu isso, inclusive conversei com o vereador Gilmar e ele falou que a obra não teve paralisação e já tem mais de 30 dias que o pessoal está trabalhando nas margens das laterais", disse.

Zilmar Assis de Lima disse ao GN que tem conhecimento sobre o pedido do reajuste de planilha, "Certo que foi pedido um realinhamento de planilha, ou seja, uma readequação de valores, se não me engano a licitação desse projeto foi feita em 2004 e o projeto é de 2005, realmente tem uma defasagem, mas a sociedade não pode pagar por isso, nós temos que ver as coisas acontecerem", reforçou. Como havíamos informado anteriormente esse adiantamento foi passado por aprovação dos vereadores, de acordo com informações essa negociação é feita direto entre o executivo e a empreiteira, porém com o aval do DNIT, que emite a autorização final.

O vereador Zilmar também reforçou essa normativa, afirmando acreditar em não haver a obrigatoriedade de aprovação pelo legislativo. "Acredito que não, estivemos conversando com nosso jurídico e acho que não tem necessidade, mas se a câmara ver que tem necessidade dessa readequação de valores obviamente que nós estaremos votando, porque esse projeto é importante para a sociedade, como disse esse, a sociedade espera isso com muita ansiedade", frisou ele, reforçando que os vereadores não aprovaram projeto para adiantamento à empreiteira.

Um comentário:

  1. parabéns pelo trabalho, mesmo com as criticas lute para continuar fazendo seu papel, que é legislar.

    parabéns continue assim.

    ResponderExcluir