
Novo mundo/MT - A Secretaria Municipal de Assistência Social de Novo Mundo está oportunizando as senhoras que possuem filhos nos programas assistenciais como Bolsa Família e Pro-Jovem, atividades que lhes possam garantir ocupação além das atividades domésticas do cotidiano, propiciando assim verdadeiras alternativas de incremento do orçamento e melhoria da qualidade de vida de toda família.
Segundo a 1ª Dama, Dona Valéria Aparecida, os técnicos da secretaria de assistência social fazem visitas domiciliares com freqüência e prestam orientações sobre cidadania, direitos e deveres, e traçam metas para o resgate das famílias da real situação de risco social.
Uma das alternativas é ofertar a essas pessoas cursos de capacitação e qualificação profissional diante da aptidão de cada uma, atividades que na verdade passam a ser terapias ocupacionais.
Atualmente a secretaria de assistência social está ministrando o curso de ‘Pintura em Tecidos’ onde 15 mulheres estão sendo beneficiadas. Na teoria e na prática serão 60 dias de aprendizado para a obtenção do certificado de conclusão.
Segundo a Instrutora, Eliane Desene, o curso é totalmente gratuito, e a prefeitura municipal disponibiliza todos os materiais necessários, como papéis, tecidos, tintas, pincéis, dentre outros. Se o aproveitamento for total todas as cursistas recebem o certificado.
Para a 1ª Dama, Valéria Aparecida, trata-se de uma oportunidade impar para que essas pessoas que na maioria do tempo ficam em casa cuidando dos afazeres do lar ou até mesmo ociosas possam ter uma nova alternativa de renda através da produção de panos de prato, aventais, jogo de cozinha, dentre outros artigos. Ela lembrou que os materiais para confecção são baratos e a colocação no mercado é garantida. “Essas senhoras poderão realizar os trabalhos em casa nos intervalos de seus afazeres, e depois podem efetuar a comercialização através de encomendas. Com isso elevaremos a auto-estima das mesmas e proporcionaremos uma oportunidade para que a família tenha um incremento no orçamento, que por sua vez refletirá positivamente na melhoria da alimentação, educação, vestiário, saúde e na vida de todos”, disse a secretária de assistência social, Valéria Aparecida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário