quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Prefeitura de Guarantã do Norte alerta população sobre os casos de dengue

Por Célio Ribeiro (DRT 067.074/SP)

A administração municipal está preocupada com os casos de dengue que vem assolando a população de Guarantã do Norte/MT, a secretaria municipal de saúde vem registrando em média vinte casos suspeitos de dengue, deixando o município em estado de alerta.

Para amenizar este problema em que o município vem atravessando a secretária municipal de saúde, juntamente com a prefeita Sandra Martins está convocando os clubes de serviços e a sociedade organizada juntamente com os membros do Comitê Municipal de Combate a Dengue, para uma reunião no próximo dia 05 deste mês, com inicio às 19h30min nas dependências da escola Estrelinha do Norte, para estarem mobilizando a população para combater este mal.

Segundo levantamento da secretaria municipal de saúde vem sendo registrados em média vinte casos da doença no município, só nó último dia 29, vinte três pessoas foram atendidas no hospital municipal com o sintoma da doença. Muitas das pessoas por terem conhecimento dos sintomas da doença, não procuram atendimento médico publico e vão direto à farmácia e compra o medicamento que combate a doença, ou vão procurar atendimento na rede particular, e com isso estes casos não entram nas estatísticas do município. Por este motivo se acredita que os números sejam ainda maiores.

O objetivo desta reunião é traçar s para estarem realizando um mutirão de combate a dengue, onde a população fazem a limpeza de seu quintal e colocam os entulhos na frente das residências e a prefeitura passa recolhendo estes lixos. A secretaria de saúde estará distribuindo sacos plásticos para que a população deposite seus lixos que possam servir de criadouro para o mosquito da dengue e com isso as larvas se multiplicam.

Além da secretaria municipal de saúde, também estarão na parceria deste mutirão às secretarias municipais de infraestrutura e a de meio ambiente, para deflagrar este mutirão de limpeza urbana e tentar pelo menos diminuir os casos de dengue. “Nesta reunião estaremos mobilizando a sociedade e buscando alternativas, sugestões, e assim possamos achar uma alternativa para no mínimo diminuir estes casos”, relatou a secretária municipal de saúde Veroni Pancera.

Hoje no município é comum encontrar terrenos baldios com muitos matos e servindo de deposito de lixo, sendo um criadouro do mosquito Aedes Aegypt, para isso a prefeita convocou as secretarias para realizar o mutirão de limpeza na cidade, em parceria com a sociedade. “Para que diminua os casos da doença é preciso que, toda a cidade se envolva em uma grande campanha de limpeza, para que possamos amenizar estes casos de dengue que vem assolando a nossa cidade”, relatou a prefeita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário